Marketing Digital Para PMEs É Importante?

Com o advento da Internet a vida ficou facilitada, isso é evidente, mas para quem? Para os jovens ou para as pessoas mais descoladas que estão sempre na internet pesquisando. Para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), isso também deveria ter sido facilitado, mas nem sempre é assim. Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para elevar o desempenho de marketing na internet, porém todas as ferramentas precisam ser combinadas em uma estratégia para garantir o retorno sobre o investimento (ROI).

A melhor maneira de diferenciar-se dos seus concorrentes é ter uma estratégia consistente e uma maneira barata de chegar até os seus clientes de forma efetiva. Uma pergunta que costumo fazer aos meus clientes é: “Você prefere ser visto por 5000 pessoas ou ser visto por 500 pessoas que tenham interesse em seu produto? ” Eis aí a sutil diferença entre as empresas que utilizam o Marketing Digital e as que não utilizam.

Não basta fazer postagens patrocinadas, é necessário além de postagens patrocinadas, ter uma estratégia por trás de tudo que servirá de guia para que o impulsionamento da ação seja efetivo. Não basta ter um alcance de 5000 pessoas, é necessário alcançar as pessoas interessadas em consumir o seu produto ou serviço.

A união das diversas possibilidades que a internet traz, fornece a qualquer um que queira divulgar o seu produto ou serviço diversos canais em sua maioria gratuitos para divulgação. Vejamos, facebook, instagram, twitter, youtube (falando apenas de redes sociais), mas ainda há o Google Adwords, Facebook Ads, bem como publicações impulsionadas no instagram. A utilização das ferramentas citadas é de fácil acesso, especialmente por serem gratuitas, porém, é importante ressaltar que fatores básicos devem ser trabalhados, para que a utilização dessas ferramentas traga os resultados adequados.

Bom, o fato é que, o Marketing Digital é buscado por empresas que desejam crescer e se desenvolver, porém sem uma estratégia de Internet Marketing bem estruturada todo esse trabalho pode estar sendo um desperdício de tempo e dinheiro. E o impacto que uma estratégia de Internet Marketing pode trazer a Pequenas e Médias Empresas (PME) é imenso.

A função do Marketing Digital é aumentar o número de Leads (clientes), e com isso ampliar o Pipeline de Vendas. Que pode ser estruturado a partir da equipe de vendas ou co-criado com a ajuda do próprio cliente, uma vez que o cliente é engajado com a sua marca através da Estratégia de Comunicação na Internet.

No começo do ano de 2017 a Exame, publicou o seguinte conteúdo: Conheça 10 grandes tendências do marketing de empresas para 2017. Onde são apresentadas, de forma básica, informações sobre SEO, Blog, Webinars, Redes Sociais, Ads etc. Aqui no Blog da Ozônio Digital, já citamos algumas e continuaremos citando várias, pois elas continuam bem atuais no que diz respeito ao Marketing Digital.

Para Pequenas e Médias Empresas (PME) as vantagens do Marketing Digital são inúmeras, dentre as principais destacamos:
1. Construção de Autoridade com o Público;
2. Possibilidade de entender com clareza o que o Público busca;
3. Possibilidade de vender em escala;
4. Métricas de desempenho disponíveis;
5. Possibilidade de comunicação direta com o cliente;
6. Fornecimento de Conteúdo de Valor.

Quando integradas, essas 6 vantagens do Marketing Digital podem garantir um retorno imenso, pois geram valor para o cliente e com isso se formata um conceito de autoridade no assunto, a medida que se vai entendendo mais do público é possível fazer uma comunicação cada vez mais direcionada e apropriada, de forma que, a venda em escala possa ser atingida e com a utilização das métricas de desempenho ir melhorando esses rendimentos a cada análise.

Se ainda restar alguma dúvida sobre o Internet Marketing ser fundamental para uma PME, apresento um levantamento realizado pelo IBGE que o G1 publicou, que diz: “O Brasil supera a Marca de 100 milhões de internautas, diz IBGE”. No gráfico apresentado, é possível identificar facilmente o crescimento de acesso à internet por parte dos brasileiros e todo esse pessoal são possíveis compradores, se não do seu produto, do produto de outras empresas que já estão online. E um destaque especial da matéria é: “A Pnad também mostra que em 2015 todas as regiões brasileiras tiveram ampliação nos índices de conexão de seus habitantes. Sudeste (65,1%), Centro-Oeste (64,0%) e Sul (61,1%) registraram porcentagens acima da média brasileira. Já as regiões Norte (46,2%) e Nordeste (45,1%) apresentaram os menores níveis.” Portanto, se a quantidade de usuários da internet só cresce e os meios disponíveis para divulgação são baratos, as PMEs devem estar cada vez mais inseridas nesse contexto para alavancar seus resultados.

Para quaisquer dúvidas referente ao assunto: Marketing Digital e como posicionar sua Pequena e Média Empresa, acompanhe o nosso blog. Caso precise de ajuda em formato de Consultoria Estratégica em Internet Marketing entre em contato conosco.

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