Entenda Porque o Pipeline Aumenta as suas Vendas

Olá! Tudo bem por aí?

A primeira pergunta é: Mas o que é Pipeline?

Pipeline nada mais é do que uma praia no Havaí!

Brincadeiras à parte, Pipeline, é uma espécie de lista contendo as informações de relacionamento com o cliente ou um novo cliente. Falando da forma mais simples possível, Pipeline é uma lista onde são preenchidas informações como: vendedor, contato do cliente, e-mail, telefone, datas de reuniões agendadas, o que foi conversado na reunião. Pipeline é uma palavra em inglês que significa: cano. O cano nesse caso representa a ideia de fluxo.

Enfim, a importância de um Pipeline é garantir que se terá sob controle tudo que está acontecendo em relação ao desenvolvimento da venda em determinado cliente ou em uma nova visita de prospecção de novos clientes. Isso facilita visualizar como está o andamento das vendas que estão sendo realizadas no mês. Ajuda a gerenciar e identificar os anseios e necessidades do cliente e com isso melhorar o processo de vendas. Quer algo mais importante do que isso?

Também é importante lembrar que, o Pipeline de Vendas está relacionado diretamente ao Ciclo de Vendas!

Ciclo de vendas, é o que acontece do primeiro momento de contato de uma pessoa curiosa em seu produto ou serviço até o momento da realização da compra e depois dela. O relacionamento com o cliente é de extrema importância para o ciclo de vendas. Vejamos, em um salão de beleza o ciclo de vendas é da seguinte forma:

A pessoa entra para conhecer o local, pergunta preço, tenta identificar se os cuidados lá são bons, depois disso agenda um horário para um corte, a pessoa sai e depois retorna no dia e horário marcados.

Perceba que esse ciclo ele tem uma folga de tempo, onde o cliente conhece o salão, o serviço e se não for atendido no mesmo dia, volta depois. A folga de tempo que existe entre primeiro contato e o retorno do cliente pode ser suficiente para que seja possível pesquisar outros salões de beleza que possam ofertar um mesmo serviço por preço e qualidade semelhante e no final optar pelo outro.

E isso se aplica a todo tipo de empresa, seja ela de serviços ou produtos e fornece particularidades para cada tipo de segmento, vendas e empresas, por exemplo, o ciclo de vendas do vendedor de picolé leva menos tempo que o ciclo de vendas do vendedor imobiliário. Ou seja, para cada empresa, produto e serviço haverá um ciclo de vendas diferente. Portanto, conhecer o processo desses ciclos é de fundamental importância, pois, uma vez que as objeções dos clientes em prospecção são identificadas, elas podem ser trabalhadas e para identificação de possíveis soluções a essas objeções, tornando o processo de vendas cada vez mais eficiente.

Há uma questão muito comum que é: Como É Possível Aumentar o Meu Pipeline de Vendas?

A resposta para essa pergunta é simples, primeiro é necessário fazer montar um Pipeline, identificando quem é o vendedor responsável, o nome do cliente, contatos, reuniões agendadas e o que foi conversado nessa reunião, se a venda já foi realizada e o que o cliente comprou, bem saber a opinião dele a respeito do processo e do próprio vendedor, que é a chave fundamental nesse processo, pois ele sendo a linha de frente ele quem vai conseguir identificar cada uma dessas demandas para a montagem do Pipeline.

Esse é o segredo para aumentar o Pipeline de vendas, Preencha o seu Pipeline e quanto mais detalhes for conseguindo dos seus clientes, melhor será para análise e melhoria do processo de vendas! Isso irá garantir que nas próximas ligações ou visitas de primeiro o contato seja mais efetivo, pois uma vez coletadas as dúvidas mais comuns, as objeções mais difíceis de serem ultrapassadas o discurso de vendas já pode ser alinhado a uma possível dúvida mapeada previamente.

Para desenvolvimento e criação de Pipelines é muito comum o uso do que chamamos de ERP, que são sistemas para o gerenciamento de informações. Esses sistemas coletam diversos tipos de dados e fazem uma análise prévia do comportamento dos seus clientes e te ajudam a tomar decisões baseadas em diversas informações. Adquirir um ERP traz novos custos à empresa e necessário planejamento prévio antes de realizar uma compra como essas.

Mas para quem está começando ou quem deseja realizar uma organização prévia do relacionamento com o cliente, uma planilha em Excel pode solucionar o problema. Se for do seu interesse conhecer um pouco mais, Baixe Aqui uma planilha de Pipeline!

A segunda maneira de aumentar o Pipeline é através do processo de vendas on-line. O conhecido Marketing Digital ou Internet Marketing é trabalhado com o intuito de aumentar o volume de vendas e uma vez automatizado a aquisição de novos clientes torna-se mais rápida, pois este tipo de serviço fica ativo 24 horas por dia. E todos os passos do processo de vendas são previamente identificados através de pesquisas e análises de comportamento. Um tempo médio de retorno para as vendas on-line é de 6 meses a partir da conclusão do planejamento estratégico e tático.

Algumas vantagens que um Pipeline bem organizado fornece a empresa:

  • Conhecimento do cliente – Atualmente todo negócio sobrevive por conta de informação;
  • Compreensão do processo de vendas;
  • Conhecimento e solução das objeções dos clientes;
  • Maior entendimento dos próprios serviços e produtos;
  • Maior Qualidade no Atendimento ao cliente;
  • Vendas Assertivas;
  • Maior Organização de Informações;
  • Facilidade para tomadas de decisões embasadas em informações mais sólidas.

Diante de todas essas vantagens, acredito que você vai querer montar o seu próprio Pipeline! A Ozônio Digital poupou o seu tempo e montou uma planilha para você e para baixar de graça é só clicar aqui!

Te desejamos sorte e para quaisquer dúvidas, estamos aqui, é só entrar em contato.
E já que você leu até aqui, comenta, deixa uma crítica ou sugestão para gente!

Um Abraço e Até mais!

 

Por João Ramos

2 Replies to “Entenda Porque o Pipeline Aumenta as suas Vendas”

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