Duas Maneiras de Engajar o seu Público Rapidamente

Olá! Tudo certo?

Objetivo:

Conhecer táticas que possibilitem engajar e alcançar um público maior.

 

Na frase de Peter Drucker, ele esclarece que “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua”, de forma que possa “conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só”. Ou seja, a Estratégia de Marketing deve garantir que a venda se realize por conta própria.

O já tão conhecido 4Ps do Philip Kotler, informa que, para uma empresa se destacar no mercado é necessário que tenha Preço, Praça, Produto e Promoção (não necessariamente nessa ordem).

Explicando cada um dos pontos acima:

Preço: é referente ao preço de venda e condições de pagamento: prazo, crediário, descontos etc.

Praça: está relacionado ao ambiente físico e todo o aparato necessário para fazer com que o negócio funcione, por exemplo: logística, estoque e distribuição.

Produto: é a carteira de produtos de uma empresa e as características relacionadas a ele, por exemplo: Marca, design, qualidade, embalagem etc.

Promoção: do produto, serviço e Marca. É o mesmo que propaganda, publicidade etc.

Pensando nesse contexto e trazendo para o Marketing Digital, sugerimos a seguir duas táticas para aplicação na sua Estratégia de Internet Marketing.

Conteúdo:

“Conteúdo é rei”, essa é uma frase bem conhecida no meio do Marketing Digital. Ela é emblemática, pois, sugere que, é o conteúdo que faz com que absolutamente tudo aconteça na internet! Isso quer dizer, se você ou sua empresa não tem um conteúdo bom, o fracasso bate à porta. Quando pensamos em conteúdo, pensamos em: texto, vídeo, e-book, planilhas, videoaulas e tudo mais que pode ser dado aos clientes de forma gratuita.

O Conteúdo é o que faz com que exista interação com a marca, é isso que mantem o cliente envolvido com a Marca. Gosto da definição de que o Conteúdo é a cola entre empresa e cliente, se ele for de qualidade retém o cliente e se não tiver qualidade o próprio cliente não vai ficar para ler até o final da postagem.

Existem pessoas e empresas que são especializadas unicamente na produção de conteúdo em texto são os Copywriters, esse termo embora muito técnico, significa que essas pessoas produzem textos persuasivos. Portanto, aquele texto com conteúdo já traz em sua escrita, levantamentos e apontamentos subjetivos que o leitor se direcione ao próximo passo para realização da compra do produto ou serviço.

E outra coisa muito importante é que o Conteúdo esteja sempre alinhado à Persona que compra o produto da empresa! Você não tenta vender uma cruz para um vampiro, certo? Isso seria como tentar vender uma bicicleta para um cadeirante. O exemplo utilizado é para que a ideia e o conceito sejam fixados em sua cabeça, por isso tamanho absurdo! Você pode ler o texto sobre: Os 3 fatores básicos que impedem o seu negócio de prosperar na internet, lá explicamos um pouco melhor sobre a Persona, Nicho e Conteúdo e a importância desses fatores para uma boa estratégia de Internet Marketing.

Tráfego:

Ok, o seu site ou blog tem o Conteúdo alinhado com a sua Persona, mas mesmo assim não está gerando o retorno esperado. O que pode ser feito para que o conteúdo seja acessado por mais pessoas? Investimento em tráfego.

Todas as ferramentas de redes sociais, possuem uma opção interna de impulsionamento. E o investimento não é tão alto! Quando você impulsiona uma postagem de um artigo relevante para a sua Persona a chance de gerar um engajamento é alta, visto a quantidade de pessoas que o impulsionamento tende a atingir.

Mas lembre-se, de nada adianta, impulsionar sem conhecer o público para que se deseja enviar o conteúdo. Esse é um erro muito comum que deve ser evitado. O trafego pago tem suas vantagens em posicionamento, porém o tráfego gratuito também tem. Uma das vantagens claras do tráfego gratuito é a possibilidade de ganhar muitas pessoas compartilhando o seu conteúdo. Isso chama-se Viralização de Conteúdo.

Uma das maneiras utilizadas para gerar conteúdos virais na internet é acompanhar sempre as tendências. O que está acontecendo pelo mundo? Animais, crianças, comidas, todas essas categorias são plausíveis de tornar o conteúdo viral e tudo vai depender da reação do público, é claro.

Uma outra alternativa para impulsionar as suas postagens é fazer um trabalho de SEO no seu site, isto é, alinhar seu site aos padrões de classificação do Google, para que ele seja validado e reconhecido pelo Google como um site que gera uma boa experiência ao usuário. Uma vez que o trabalho em SEO é realizado, a chance do seu site ser encontrado aumenta e as pessoas passam a confiar no seu site por ele trazer os conteúdos relevantes.

Conclusão:

Essas duas táticas devem ser integradas à sua estratégia de Internet Marketing. A melhor maneira é no momento de planejamento da mesma, quando você estiver estruturando como irá realizar o seu planejamento de Marketing Digital.

A tática do conteúdo deve ser utilizada constantemente, a tática de impulsionamento para geração de tráfego também é muito útil, porém deve ser utilizada com cautela dependendo do tipo de produto ou serviço que se queira vender.

Bom, essas são as duas táticas que gostaríamos de citar aqui! Torcemos pelo seu negócio e queremos que ele se desenvolva! Se você precisar tirar alguma dúvida estamos a disposição. Comenta, questiona, critica ou compartilha!

 

Por: João Ramos

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